06 Dicas de Comunicação Eficaz para Vender um Produto ou Serviço

7 setembro 2016 0 comentrios Eliziane Artigos

Nos dias de hoje com tanta tecnologia e novas formas de nos comunicarmos, tornou-se cada vez mais necessário a maneira eficaz de passarmos informações com credibilidade, principalmente no meio empresarial.
A influência no diálogo sempre esteve conosco. Um bebê desde pequeno já aprende a conseguir o que deseja. Um exemplo é quando está com fome, não sabe nem falar e se comunica com a expressão facial, corporal e o choro. Tudo começa em saber “se vender”. Isso mesmo: Chamamos de linguagem não verbal aquela que chega antes de dar o primeiro “Oi”.
Na minha opinião, comunicar e impressionar são ações que caminham juntas, pois de nada adianta motivar se não tiver uma boa comunicação persuasiva. Quero deixar claro que a influência não é manipulação e sim maneira correta de conquistar o que se deseja sem prejudicar ninguém, afinal a reciprocidade é sempre positiva. Ganhamos quando vemos o outro crescer.
Um erro muito comum é o comunicador falar uma coisa e demonstrar outra através de sua linguagem corporal. Costumo dizer que devemos ser o todo de tudo, como por exemplo se apresentar para uma reunião de negócios, conversar com amigos ou conquistar sua família. Devemos em primeiro lugar acreditar em nossos argumentos e principalmente deixar sua marca no que se refere não só a exposição pessoal, da mesma forma como passar a informação correta com determinação.
Você sabia que o medo de se expressar e a timidez afastam as boas relações, fazendo com que você perca boas oportunidades? Conheço muitas pessoas que são ótimos profissionais, tem um excelente produto, mas não conseguem vender. 
No artigo anterior escrevi sobre alguns medos ao falar em público. Hoje darei 06 dicas de comunicação eficaz para você começar a treinar e se tornar mais confiante para vender sua ideia, produto ou serviço. Vamos lá?

1. Seja um bom ouvinte
Para constituir uma boa comunicação, precisa haver perfeita troca de informações, por isso, saber ouvir é tão importante quanto saber falar;
2. Tenha uma boa dicção
A pronúncia das palavras, o volume e velocidade fazem com que o conteúdo da mensagem seja bem entendido pelo receptor. Respire lenta e profundamente, assim, sua voz sairá mais firme e o nervosismo ficará menos aparente.
3.Troque “tentar” por “fazer”
 A escolha das palavras corretas tornam uma comunicação eficiente, segundo Roger Ellerton, consultor de PNL (Programação Neuro Linguística). Para o cérebro, o termo “vou tentar” não demonstra determinação. Já o termo “vou fazer” ou “estou no processo de fazer” mostra ao cérebro credibilidade e comprometimento com a ação;
4. Linguagem corporal
 A expressão corporal, sua forma de olhar, seus gestos, respiração, são algumas atitudes de uma boa comunicação eficaz. Mude sua postura, não fique arqueado e com movimentos travados, isso demonstra insegurança e timidez. Para melhorar segundo especialistas, abra os ombros, respire fundo, solte as mãos e erga o corpo, corrigindo a postura.
5. Acredite no que vende
Eu nunca vendi um produto ou serviço pelo qual não acreditava. Portanto, antes de criar expectativas no resultado, foque em você. Pergunte-se “- O que vou vender é o que acredito?” Se sim, ótimo - está no caminho certo. Se não, sugiro repensar, pois as pessoas não “compram a ideia” quando alguém passa uma informação da qual ela mesma não acredita. Fica evidente o desconforto com esta atitude. De nada adianta conhecer bem seu produto ou serviço se não conseguir influenciar de forma positiva para vendê-lo.
6. Pense positivo
Crie uma representação mental e amenize a sensação de estar sendo reprovado. Imagine pessoas à sua volta com expressão satisfeita;
São pequenas dicas que fazem toda a diferença na hora de se comunicar com eficácia. 
Bom, vou ficando por aqui. Espero que tenha gostado e até a próxima!
Tem dúvidas sobre o tema ou quer ampliar mais essa discussão? Deixe sua opinião nos comentários.


                            Eliziane Pivato
Analista Comportamental Especialista em Comunicação